A adaptação escolar acontece a cada nova etapa de ensino ou novo ambiente, como mudar de escola ou turma, ou o mais comum, começar a ir à escola.
Esse é um momento de transição em que a criança precisa se acostumar com uma nova rotina, longe de sua família. E dia após dia, ela se conecta e cria vínculo com seus colegas de sala e professores, sentindo-se mais segura.
As aulas estão próximas, o que devo fazer?
Para os pequenos com até 2 anos de idade, é necessário que a família informe a escola sobre sua rotina, para que a escola e seus educadores possam identificar e entender os hábitos da criança, buscando minimizar o desconforto.
Já no caso das crianças com 2 anos e meio ou mais, é preciso que haja o diálogo entre a família e a criança, pode ser usado para auxiliar durante a orientação vídeos, livros e desenhos. É importante responder as dúvidas da criança, assim ela ficará mais tranquila.
1º dia de aula: e agora?
O momento de despedida é sempre regado de choro e negação, é importante manter a honestidade e clareza na comunicação com a criança, sempre explicando que logo estão juntos e que será um curto período separados.
Mas para evitar o momento de choro, alguns pais aproveitam quando seus filhos se distraem para ir embora despercebidos. É preciso um cuidado sobre isso, assim que a criança percebe a ausência de sua família, vem o choro acompanhado do sentimento de abandono. Por isso, mesmo que seja um momento difícil, a despedida é precisa.
Adaptação no Palmyra Tagliari: Como acontece?
No Palmyra Tagliari, as crianças são incentivadas por meio de atividades lúdicas, como brincadeiras, jogos, dança e contação de história. É um momento importante para criar uma conexão, um ambiente em que eles se sintam seguros e é por meio da diversão que eles se permitem experimentar.
Aqui o vínculo com a família é sempre reforçado, seja levando algo produzido para casa ou através dos vídeos e fotos encaminhados pela escola. É importante que os pais se sintam seguros sobre o colégio, por isso estamos sempre à disposição para recebê-los e atendê-los dentro da necessidade.