A pandemia pegou todos de surpresa e ninguém teve tempo de se preparar para enfrentar as consequências desse vírus desconhecido. Mesmo sendo menos afetadas pelo COVID-19, as crianças, adolescentes e pessoas mais jovens enfrentaram problemas emocionais graves, devido a mudança inesperada e a necessidade do isolamento social, que gera ansiedade e instabilidade emocional em todas as pessoas.
Alguns dos impactos e sintomas de mudanças no estado psicológico desse grupo, seriam:
- Insônia
- Irritabilidade
- Crise de ansiedade
- Falta de paciência com a família
- Pensamentos e emoções resultantes de situações estressantes
- Isolamento
Como promover a saúde mental infantil?
Permita que a criança seja uma criança
Mesmo precisando das responsabilidades de acordo com sua capacidade física e mental, os pequenos precisam brincar.
As brincadeiras proporcionam o exercício do corpo e do cérebro, também auxiliam na autoexpressão. Por isso, prepare brincadeiras e momentos offline, através de esportes, jogos mais ativos, brincadeiras lúdicas e até mesmo jogos de tabuleiro ou cartas. Passar tempo brincando com a família permite que a criança se aproxime ainda mais de seus entes.
Demonstre sentimentos
Sabemos que é devido as criações, alguns pais possuem dificuldade em expressar sentimentos. Cada um expressa seus sentimentos à sua maneira e tudo bem.
Mas sempre demonstre aos seus filhos o quanto eles são importantes para você, abra conversas sobre as diferentes formas de amar e expressar o sentimentos para que não haja dúvidas sobre o quanto o ama. O importante é não faltar afeto, seja em se propor a passar tempo juntos, a conversarem, ao momentos de carinho ou sobre expressar através de palavras.
Acompanhe o desenvolvimento de seu filho e o ensine a solucionar problemas
A escola é a segunda casa de seu filho, por isso é importante que você faça parte e acompanhe ativamente em conjunto com os professores, que possuem experiência com as crianças e por isso, conseguem identificar quaisquer problemas comportamentais mais rápido.
Por isso, o diálogo entre a escola e a família deve se manter ativo. Em um processo de troca de informações para entender o desempenho do estudante e acompanhar eventuais preocupações.
Além disso, é necessário que os pais expliquem como solucionar problemas como brigas, notas baixas até mesmo objetos quebrados de forma independente. Assim, seu filho será capaz de buscar soluções, aprender com frustrações de maneira emocionalmente inteligente.
Personalidade única
A criança tem sua própria individualidade, mesmo que sua personalidade ainda não esteja totalmente formada, ela já possui traços, qualidades e defeitos, os quais os pais podem minimizar ou estimular.
Permita que ela se expresse e corrija as condutas que podem fazer mal à elas e aos demais, é um processo de guiar para o melhor caminho, por isso busque ilustrar o exemplo.
Busque ajuda
Um processo mais fluído pode acontecer em parceria com profissional da saúde mental, que irá auxiliar seus pequenos a compreenderem aquilo que estão sentindo e se expressarem, estimulando para uma vida melhor.