Quer saber quais são as melhores universidades do Brasil e do mundo?

A CWUR (Center of World University Ranking), consultoria dos Emirandos Árabes realizou uma pesquisa para avaliar o ensino em 19.788 instituições ao redor do mundo todo.

Quer saber quais são as melhores universidades do Brasil e do mundo? Uma pesquisa realizada pela consultoria árabe, vêm realizando este trabalho de forma anual desde 2012 para medir a qualidade de ensino das universidades ao redor do mundo. Usando o seguinte critério para avaliação:

  • Qualidade da educação, medida pelo número de ex-alunos que ganharam grandes distinções acadêmicas em relação ao tamanho da universidade (25%);
  • Empregabilidade de ex-alunos que ocuparam cargos executivos de alto escalão nas maiores empresas do mundo em relação ao tamanho da universidade(25%);
  • Qualidade do corpo docente, medi
  • do pelo número de membros do corpo docente que conquistaram importantes prêmios acadêmicos (10%)
  • E desempenho da pesquisa desenvolvida (40%).

Seguindo a edição de 2021-2022, a USP (Universidade de São Paulo) está entre 0,6% das melhores universidades do mundo, ocupando a 105º posição. Ainda entre as 5 melhores universidades brasileiras, temos no ranking a Unicamp (Universidade de Campinas) ocupando 347º posição, seguida pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) que ocupa 360º posição, a Unesp (Universidade Estadual Paulista) em 421ºposição e a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ocupando a 474º posição.

As 10 melhores universidades mundiais, segundo a pesquisa realizada pela CWUR

As 5 primeiras posições são ocupadas pela Universidade de Harvard (1º lugar), seguida pela MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que ocupa a 2º posição, a Universidade de Stanford (3º lugar), a Universidade de Cambrigde (4º lugar) e a Universidade de Oxford em 5º posição.

Você pode ainda conferir o ranking completo da edição de 2021-2022 aqui.

Mas quais são os requisitos para se candidatar para as melhores universidades do mundo?

Cada universidade têm um critério único de aprovação, porém alguns dos requisitos de admissão avaliados são os mesmos utilizados por todas (até mesmo nas melhores), como o domínio da língua estrangeira do país escolhido e o alto rendimento no ciclo de estudo anterior.

Desempenho acadêmico

As universidades mundiais do top 5, fazem uma avaliação do desempenho das notas do ensino secundário, como critério de avaliação.

Elas não definem uma nota mínima, porém os canditados admitidos possuem um alto nível de desempenho acadêmico ou nas provas de admissão, como o SAT (exame similar ao ENEM).

Provas para ingresso

As provas de ingresso variam de acordo com o país escolhido, por exemplo, para maioria das universidades americanas é necessário a realização do SAT, com o objetivo de avaliar o preparo do estudante para o ensino superior.

Já no caso das grandes universidades do Reino Unido, é necessário a realização dos seus exames próprio, que avaliam conhecimentos acadêmicos, competências e skills.

Você pode conferir os critérios para a candidatura nos sites das instituições desejadas.

Solicitação de admissão nas melhores universidades do mundo

No Reino Unido, o acesso é feito através do sistema UCAS (Universities and Colleges Admissions Service), serviço unificado e comum para todas as universidades britânicas.

Já no Estados Unidos, é comum a utilização do Common App por diversas instituições, desta forma permitindo o preenchimento de seus dados e encaminhando para as universidades escolhidas.

Há também no EUA, universidades que aceitam a Universal Application, outro formulário on-line para solitação de admissão. E algumas universidades como o MIT, que utilizam seu próprio sistema de admissão.

Documentos que são solicitados

Além das notas dos exames e histórico acadêmico, muitas vezes são solicitados outros documentos, como:

Um ou vários essay, um ensaio sobre um tema específico com base em um autor, obra ou teoria em particular. Em alguns casos, também é solicitado um personal statement, uma redação autobiográfica, na qual contenha suas motivações para se candidatar a vaga em tal universidade. Sendo textos de grande relevância para as universidades.

Outro documento a ser encaminhado, é o résumé (currículo ou CV), que deve contar atividades acadêmicas realizadas, como atividades extracurriculares, e habilidades adquiridas, trabalhos voluntários, projetos liderados ou de que participou.

E uma ou mais cartas de recomendação (ou reference letter), que devem ser redigidas por professores que conheçam bem o estudante, citando competências em diferentes disciplinas e sua capacidade de liderança, assim como sua personalidade, suas ativides frente a desafios e tragetória para obter os resultados de seu histórico acadêmico.

Além disso, existem processos de entrevista pessoal, avaliando a comunicação e reação frente a temas inesperados.

Como ingressar nas melhores universidades brasileiras?

As 10 melhores universidades brasileiras, segundo pesquisa realizada pela CWUR

As universidades brasileiras além de contar com programas unificados do governo, também possuem seus próprios exames, como é o caso da USP (Universidade de São Paulo), a melhor universidade do país que conta com seu próprio sistema de avaliação, a FUVEST.

Também é possível ingressar melhores instituições públicas do Brasil através do SISU e nas melhores instituições privadas através do Prouni, além da realização dos seus próprios vestibulares ou da utilização da nota do ENEM.

Veja outros artigos relacionados:

Bolsas de estudo para fazer de cursos curtos a graduação no exterior.

6 conselhos para aprender novo idioma, dados por poliglota em 15 línguas

Empresas avaliam candidatos e funcionários através das redes sociais, diz pesquisa

Deixe um comentário