Por Dentro da Educação: O uso dos jogos

Você sabe quem são os nativos digitais? Os nascidos a partir de 1980 que cresceram com a evolução tecnológica a sua volta como o uso da internet, dos games e outras milhões de ferramentas criadas. O termo surgiu como um conceito para debater a necessidade de adaptar o ensino tradicional para as crianças das gerações seguintes, que já conviviam com a realidade dos computadores e dos videogames.

As tecnologias têm avançado de forma rápida e ocupado um espaço ainda maior em nossas vidas, como ao enviar um e-mail no trabalho, bancos digitais, aulas online. As ferramentas digitais já fazem parte da rotina na educação, com recursos para complementar as aulas como apresentações e infográficos interativos, mídias e podcasts, e claro, a gameficação, recurso que ficou muito popular nos últimos anos.

O que é a gamificação?

Consiste em utilizar as dinâmicas e mecanismos de jogos para engajar, promover reflexão e estimular os estudantes a solucionar problemas e lidar com obstáculos, com foco na aprendizagem. Apesar do que muitos podem pensar, os jogos físicos também são muito utilizados, já que possuem a mesma capacidade de engajar as crianças e jovens.

Quais são seus benefícios?

A utilização dos jogos facilita o processo de aprendizagem, além de torná-lo mais leve e dinâmico ainda despertam sentimentos de alegria e diversão. Separamos uma lista com 5 benefícios para você:

  • Melhora a memória: Através do lúdico, os estímulos visuais promovidos pelos jogos estimulam a capacidade do estudante de se recordar com facilidade do conteúdo trabalho.
  • Processo de aprendizagem prazeroso: Mudando a percepção de que as atividades escolares são uma obrigação, a criança passa a entender que é prazeroso
  • Protagonismo e Autonomia: Com os jogos, os estudantes passam a ser protagonistas no processo de aprendizagem, sendo incentivados a resolver problemas, desenvolvendo ideias e colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sua jornada acadêmica.
  • Estudantes mais concentrados: Apesar da grande preocupação a respeito da distração dos jogos e tecnologias, quando a gamificação é aplicada de forma estratégica, o estudante é estimulado a concentração para solucionar os problemas através de uma competição saudável, seja em grupo ou individual.
  • Aceleração de resultados: Atividades dinâmicas auxiliam para a aceleração dos resultados do estudante ao gerar interesse facilitando a absorção de conhecimento dos conteúdos trabalhados.

Você sabia que a gamificação é trabalhada no Externato Palmyra Tagliari?

Aqui no Externato Palmyra Tagliari, nossas aulas são planejadas para todos os tipos de aprendizagem, para que os nossos estudantes sejam estimulados a participar e buscar de forma autônoma a construção de seu conhecimento.

A gamificação é trabalhada através do estimulo através das ferramentas digitais e físicas, prontas para complementar as aulas teóricas de cada ciclo escolar, como jogos e brinquedos educativos, plataformas e dispositivos com jogos educacionais, uso de mídias interativas e quizzes.

Deixe um comentário