Planeta atinge a marca da sobrecarga!

Em 29 de Julho de 2019, o planeta esgotou todos os recursos naturais que tinha para este ano de 2019. E agora?

A terra entrou no limite e a partir de agora não consegue repor à tempo os recusos naturais que tiramos dela.

Segundo a WWF Brasil, a mesma que criou o cálculo para saber exatamente o dia da sobrecarga de recursos naturais, para manter o padrão de consumo atual, se todos consumissem como nós Brasileiros, seria preciso o dobro do planeta terra.

Consumindo mais do que podemos repor iremos entrar em uma dívida na qual não poderemos pagar, vamos comprometer os recursos naturais para as futuras gerações.

O único planeta habitável que se tem conhecimento é o nosso, é triste pensar que a vida marinha, vida terrestre e todo o verde das florestas pode estar perto de não existir mais.

Há 20 anos atrás, em 1999 os recursos naturais cessaram em 29 de Setembro, em 2019 caiu para o dia 18 de Agosto, e agora registramos o pior recorde que poderíamos.

O ser humano tende a se preocupar com problemas urgentes, por isso tem dificuldade em se importar com a degradação do meio ambiente, é algo que não parece tão alarmante, pois há mantimentos nos supermercados, nas padarias, há carros nas ruas.

O nosso planeta se deteriora cada vez mais rapidamente e a cada vez que colhemos e não conseguimos repor e plantar para a próxima colheita, ou quando pescamos e não damos aos mares tempo o suficiente para se reproduzir novamente, estamos tirando mantimentos dos nossos filhos e netos.

O WWF-Brasil indica como proposta tentar postergar o Dia de Sobrecarga da Terra, todos os anos, em cinco dias. Diante dessa estimativa, a organização acredita que, em menos de três décadas, estaremos dentro dos limites do planeta. Para atingir essa meta, as dicas são simples e devem ser constantes no cotidiano.

Em casa: desligar as luzes e electrodomésticos que não estão em uso, reciclar lixo, deixar o carro na garagem e ir a pé, de bicicleta ou transporte público.

No trabalho: Fazer grupos de carona, imprimir somente o necessário, eliminar o uso de corpos e/ou materiais descartáveis, desligar o ar condicionado quando não for necessário.

No lazer: Pedir menos delivery, não comprar por excesso ou por impulso, sempre optar por consumir produtos naturais ou locais.