Martin Luther King Jr.

Homem negro, norte americano, militante pacifista, a voz que comandou uma luta.

Para entendermos a importância da luta de Martin Luther King Jr. precisamos contextualizar historicamente: após a abolição da escravatura (1863), os estados do sul dos Estados Unidos entraram em uma guerra civil com os estados do norte pois se negavam a aceitar o fim da escravidão, já que sua economia era baseada em mão de obra escravista. A chamada Guerra de Secessão (1861-1865) durou 4 anos e teve seu fim com derrota dos Sulistas que tiveram que aceitar a abolição, mas não aceitavam a interação com os negros. O fim da escravidão não assegurou os direitos igualitários ao povo negro, pelo contrário foram implantadas leis garantiam a separação entre indivíduos de tons de pele diferentes, a Segregação Racial criava “espaços de brancos” e “espaços de negros”. Bairros, praças, lanchonetes, escolas, igrejas, transportes público, bebedouros públicos eram segregados e separados entre brancos e negros. Foi a época também que surgiu a organização KIun-Klux-Klan, que perseguia e assassinava negros que não tinham defesa alguma.

E foi contra tudo isso que o discurso de Martin lutava, garantir direitos igualitários ao povo negro, acabar com a segregação racial, lutando pela integração e uma américa para todos. Nascido no sul dos Estados Unidos em Atlanta em 1929, Martin teve uma boa base familiar e por isso teve acesso a uma boa educação, uma exceção da realidade da população negra daquela época, chegando a ter o título de Doutor pela Universidade de Boston.

A luta de Martin para garantir os direitos civis igualitários aos negros começou em 1955 com o caso de Rosa Parks, uma mulher negra que se recusou a seguir as regras da segregação racial e não se levantou para dar lugar a um branco em um ônibus. Ela acabou sendo presa e multada, esse fato gerou uma revolta na população negra do país que não se calou, e começou um grande boicote contra as leis segregacionistas dos transporte públicos, usando meios alternativos para deixar de utilizá-lo. Dr. King foi a grande voz do boicote que por dia gerava o prejuízo de 3 mil dólares, e conseguiu chamar a atenção dos governantes. Observando o êxito do boicote, o povo o estendeu para mais de um ano, sem nenhum cenário de violência. Por fim conseguiram a primeira grande conquista de protestos liderados pelo Dr. King, a Suprema Corte declarou que a segregação no transporte público deixaria de existir.

Em 1959, ele fez uma visita à Índia para conseguir entender melhor as formas de protesto pacíficos, buscando aprender como Gandhi que libertou a Índia do governo inglês em 1947 de modo pacifista, partindo do boicote, rebeldia civil e desobediência, sem uso violência.

Nos anos 60, Martin intensifica seus discursos afim de criar uma consciência negra no povo, e nesse período ele foi preso várias vezes baseado em argumentos absurdos, mas seu discurso não estava mais limitado apenas ao seu país de origem, seu discurso já tinha quebrado barreiras e ganhou apoio de grandes lideres políticos de outros países. Foi nessa década que o movimento liderado por seus discursos conseguiu a conquista de liberação de espaços públicos para o povo negro, como parques, bibliotecas e lanchonetes.

Em agosto de 1963 acorreu Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade que reuniu mais de 250 mil pessoas para lutar a favor dos direitos civis à população negra e contra a segregação racial no país, que excluía que discriminava o povo negro. E foi lá que ele fez o seu mais icônico discurso “I have a dream” (eu tenho um sonho, traduzindo para o português), que fala sobre uma américa sonhada em que negros e brancos vivem sem discriminação, em harmonia e igualdade.

Em 1964, foi criada a lei dos direitos civis que garantia juridicamente os mesmo direitos aos negros e brancos, mas sua luta seguia para que o povo negro tivesse condição financeira de frequentar os mesmos locais, afinal o que adiantaria ter o direito de ir a uma lanchonete mas não ter o direito de comprar um hambúrguer?
nesse mesmo ano ganhou o Nobel da paz, sendo reconhecido por sua luta sem uso da violência por uma causa tão justa e humana.

Em abril de 1968 na cidade de Tenesse, os catadores de lixo estavam em protestos por melhores condições de trabalho, Martin viajou até a cidade para apoiar os trabalhadores. Ele fez um discurso muito emocionante como se soubesse a tragédia que estava prestes a acontecer. Ele retornou para o hotel onde estava hospedado, e na varanda levou um tiro disparado por um homem branco que foi preso e condenado.

Ali Dr. King teve a sua caminhada da luta pelos direitos interrompida, mas seu discurso ainda ecoava fazendo com que o povo ainda tivesse sede da luta, seu discurso foi uma semente para o povo negro.

Fale Conosco?