Após integrar a Base Nacional Curricular de Ensino (BNCC) a educação socioemocional passou a ser mais discutida para garantir a preparação completa dos estudantes em nível pessoal, acadêmico e profissional.
Mas o que é Educação Socioemocional?
Por meio de um conjunto de atividades e dinâmicas, os estudantes passam a aprender sobre como gerir suas emoções compreendendo melhor a si mesmo e ao mundo ao seu redor. Desta maneira, são desafiados a solucionar problemas e lidar com as adversidades, compreendendo que nem tudo pode ser controlado e aprendendo a reagir as situações.
A partir das aulas, os estudantes passam a desenvolver habilidades de liderança, como o preparo para falar em público e são preparados para lidar com o medo, a insegurança, a ansiedade, o amor, a alegria e diversos outros sentimentos que fazem parte da vida.
Competências desenvolvidas pela Educação Socioemocional
- Autoconhecimento: Conhecer a si mesmo, suas limitações, habilidades e força. Mantendo atitudes positivas de crescimento. Essa competência permite que o estudante tenha mais autonomia, criatividade e preparo para seguir seus propósitos sendo inspirados a aprender melhor.
- Autogestão: A gestão de suas metas e controle emocional, assim desenvolvem melhor sua disciplina e o foco.
- Consciência Social: Exercício da empatia, sensibilizando com os demais e respeitando suas individualidades.
- Habilidades de Relacionamento: Habilidades de socialização e construção de relacionamento, como ouvir, falar e cooperar com os demais.
- Tomada de Decisão Responsável: Permite que o estudante tenha a possibilidade de fazer escolhas inteligentes de cooperação, respeitando seus princípios e as diversidades.
Os primeiros passos para as crianças
Ensinar crianças pequenas a respeito sobre emoções e sentimentos, pode ser uma tarefa difícil e muito necessário. As crianças pequenas muitas vezes não sabem nomear o que sentem ou pensam fazendo com que extravasem em atitudes como choro.
Por isso, o EPT preparou algumas atividades legais para que o desenvolvimento das habilidades e competências seja contínuo.
Amarelinha das emoções
Uma brincadeira pode ajudar a reconhecer e nomear as emoções, além de identificar as expressões faciais, a amarelinha permite trabalhar de forma dinâmica com essas questões. Além disso, pode-se fazer um diálogo prévio sobre cada emoção escolhida para fazer parte da brincadeira.
Cartões Educativos sobre Emoções
A partir das imagens mostradas as crianças devem identificar e reconhecer as emoções, também é possível bater um papo sobre cada uma, explicando como podemos controlar, o que podemos fazer para relaxar.
Também é possível usá-los para compreender como a criança se sente, perguntando “como se sente hoje?”, lembrando que para uma criança é muito difícil reconhecer o que sente. Ou elaborar um jogo da memória estimulando também a ampliação do vocabulário.
Filmes que falam sobre as emoções e sentimentos
É impossível falar sobre filmes sobre emoções e não pensar em DivertidaMente, não é mesmo? Então separamos dois filmes que possibilitam criar um diálogo para compreender como as crianças se sentem sobre determinadas situações e reconhecer as emoções.
DivertidaMente (2015)
Com a mudança para uma nova cidade, as emoções de Riley, que tem apenas 11 anos de idade, ficam extremamente agitadas. Uma confusão na sala de controle do seu cérebro deixa a Alegria e a Tristeza de fora, afetando a vida de Riley radicalmente.
É sem dúvidas, o filme mais completo para conhecer as emoções e sentimentos, além de entender as situações que trazem grande impacto para nossas vidas.
Monstros S.A. (2001)
A maior fábrica de monstros do mundo conta com James Sullivan e melhor amigo Mike, juntos eles têm a missão de assustar as crianças, para gerar energia para sua comunidade. Porém, ao visitar o mundo dos humanos a trabalho, Mike e Sully conhecem a garota Boo, que acaba sem querer indo parar no mundo dos monstros.
Diferente do que se espera, os monstros têm medo das crianças e a personagem Boo, demonstra não ter medo algum da dupla principal. É um filme ideal para trabalhar com o medo, sobre o significado e a administração saudável do mesmo, além da superação que é mostrada no filme pelos monstros que superam o medo das crianças.
No Externato Palmyra Tagliari, os estudantes são incentivados por meio das aulas de Educação Socioemocional e Projeto de Vida a se conhecer melhor, permitindo que entendam suas limitações, que encontrem seu propósito e conheçam seus gostos, além de estabelecerem sua inteligência emocional. Tudo isso com apoio da Metodologia OPEE.