Que tal desvendar um pouco sobre as habilidades da educação infantil e a importância dela para seu filho, conhecendo cada etapa.
A psicomotricidade se trata do desenvolvimento motor das crianças, considerando também funções cognitivas e emocionais como parte do processo. As habilidades podem ser desenvolvidas através de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, assim como as atividades de aprendizagem que trabalham os movimentos.
As áreas psicomotoras
Coordenação Motora Global: Aqui seu filho desenvolve sua consciência corporal, sendo capaz de executar a realização de movimentos mais complexos como andar, correr ou saltar, utilizando o controle e a organização da musculatura ampla. Invista em brincadeiras que estimulem essa área, como amarelinha, pega-pega e brincar de corrida. A natação é uma grande aliada nessa jornada!
Coordenação Motora Fina: Para desenvolver o controle e a organização dos pequenos músculos, como as mãos, face e visual, as crianças são estimuladas a realizarem movimentos mais delicados e complexos, como o recorte, desenhar, as brincadeiras de alinhavo e até mesmo amarrar o tênis. Ah, ao contornar as vogais e consoantes, as crianças também trabalham esse movimento, além de iniciarem o processo de alfabetização!
Lateralidade: É onde as crianças desenvolvem a percepção dos dois lados do corpo (direita e esquerda), assim como as noções de interno e externo. Quando estimulada corretamente, a criança demonstra maior domínio de sua coordenação motora, por isso invista em brincadeiras que trabalhem o equilíbrio e os dois lados do corpo, vale brincar de seu mestre mandou e pedir “pule com o pé direito” ou “pule com um pé só”. E não esqueça de usar outros elementos como aliado, por exemplo a música Pra Frente, Pra Trás – Xuxa.
Organização espacial-temporal: Onde as crianças passam a ter consciência para se orientar de acordo com os demais objetos, pessoas e espaços a sua volta e compreender as velocidades e durações, sendo capaz de localizar e compreender as direções a sua volta (esqueda, direita, frente, trás, abaixo ou acima) e tempo (começo, meio e fim). As brincadeiras desenvolvidas podem ser: andar em cima da linha (o adulto deve indicar os lados), amarelinhas e outras brincadeiras que envolvam ritmo e espaço.
Esquema corporal: Aqui passamos a ter percepção do próprio corpo e das partes que o compõe, compreendendo a si mesmo, aos objetos e outras pessoas, sendo desenvolvida através de experiências corporais e observação em seu meio de convivência, através do contato corporal, da evolução dos gestões e da linguagem. Brincadeiras como desenhar um autoretrato e apontar as partes do corpo. Outra música como dica para vocês: Cabeça, ombro, joelho e pé do Bob Zoom.
Agora que você já conhece as áreas psicomotoras e sabe a importância para um desenvolvimento completo do seu filho, por isso a educação infantil é a fase mais importante para as crianças, além disso, é nesse momento em que passam a criar sua personalidade.