Com o agravamento da situação viral no Brasil e no Estado de São Paulo, os comércios e escritórios de todo o estado fecharam suas portas para as atividades presenciais que foram suspensas desde o decreto da fase vermelha que entrou em vigor desde sábado dia 06 de março.
E um novo desafio se inicia, como equilibrar as aulas dos meus filhos com o meu trabalho em home office? E quais medidas posso tomar para organizar uma rotina? Sabemos que é importante adotar uma nova rotina que incentive a produtividade e o foco da família neste momento difícil, por isso separamos algumas dicas:
- Interesse pode gerar mais engajamento no estudo do seu filho
Um dos principais desafios durante este momento, é conseguir engajar os estudantes para tornar a aula ainda mais produtiva, uma boa estratégia é demostrar interesse pelo que seu filho está aprendendo e explorando as novas descobertas juntos, assim ele estará motivado a aprender para que possa compartilhar com a família.
- Montar um cronograma ou uma rotina
A falta de uma rotina pode gerar uma tensão para o ser humano, seja ele uma criança, adolescente e até mesmo adulto, por isso é importante construir uma rotina detalhada com horários para todos da casa e inclusive acrescentar os horários de alimentação.
As crianças já estão acostumadas com horários específicos para se alimentar na escola todos os dias, seguindo uma mesma rotina. E é importante que isso também aconteça em casa.
Continue colocando em prática os hábitos antigos, como acordar, fazer sua higiene pessoal, se alimentar, vestir o uniforme do colégio ou a roupa do trabalho, escovar os dentes e… Ligar o computador ou o dispositivo móvel com a videoconferência. É, nem tudo vai ser igual…
Essa é a prática mais importante, pois as crianças logo irão entender e os momentos de ansiedade e choro, irá diminuir ou até mesmo cessar.
- A importância da comunicação
É importante que as crianças e adolescentes sejam incentivados a se comunicar com o amiguinho e com a professora. É importante estreitar a relação com a professora e o colégio, afim de acompanhar o aprendizado de seu filho.
- Todos devem ajudar
Esse é o momento em que a criança deve entender que a ajuda dela é importante, construindo uma responsabilidade de acordo com sua idade, assim ninguém ficará sobrecarregado.
Guardar seus brinquedos, organizar seu espaço para estudo, ajudar nos afazeres domésticos, são algumas atitudes que podem ajudar no dia a dia. Você ainda pode contar com os canais de comunicação do colégio para tirar suas dúvidas e acompanhar o desenvolvimento do seu filho.
Lembre-se, fique de olho na página de comunicados do aplicativo para manter-se informado!
Juntos somos mais fortes!