A lição de casa (ou tarefa) é uma parte muito importante do aprendizado. Ao fazer a lição em casa e rever uma matéria que teve em sala, seu filho envia para o cérebro a mensagem de que aquilo é um conteúdo importante e que ele deve ser mantido.
Uma boa noite de sono faz toda a diferença na assimilação dos conteúdos que seu filho aprendeu na escola naquele dia.
Durante o dia, nosso cérebro acumula toxinas. Enquanto dormimos, essas toxinas são eliminadas, em um processo que se assemelha a uma limpeza do cérebro. A questão é que, juntamente com as toxinas, são eliminadas as informações que recebemos durante todo o dia e que podem parecer supérfluas.
Como o cérebro decide o que manter e o que eliminar junto com as toxinas? Toda informação com a qual tivemos contato e não utilizamos novamente fica como um rascunho em nosso cérebro. Se não for reforçada, passada a limpo, utilizada novamente, será considerada lixo.
Um dos fatores que mais impactam a aprendizagem e a retenção de novos conteúdos é o sono. Uma noite bem dormida pode ser o elemento que falta para garantir não só aquela sensação de felicidade quando chegar o próximo boletim, como também momentos mais tranquilos na hora da tarefa no dia seguinte.
Vamos então dar três dicas para ajudar seu filho a dormir o número de horas suficiente para que seu cérebro possa processar tudo o que a ele foi ensinado durante o dia e também para que seu corpo possa ter o merecido descanso.
Como você provavelmente não pode mudar o horário em que as crianças se levantam e começam o dia, a única maneira de garantir mais horas de sono é fazer com que durmam mais cedo. Aí vão as dicas.
1. Mudar o creme dental
Surpresa com essa dica? Pois saiba que estudos mostram que a Menta tem o poder de ativar as áreas do cérebro que mantêm você acordado e alerta.
Que tal deixar então o creme dental de Menta para escovar os dentes pela manhã, quando seus filhos precisam de um empurrãozinho para despertar
2. Manter a rotina quanto ao horário do jantar
Já sabemos que alimentos considerados pesados podem prejudicar o sono. O que não se tinha ideia até então é o quanto a rotina em relação ao horário do jantar pode interferir em uma boa noite.
Escolha um horário que seja viável para garantir que seu filho faça uma refeição saudável e mantenha esse horário como regra. Uma opção bastante recomendável caso vocês tenham o hábito de esperar até que todos tenham chegado em casa para comer juntos, é que ele jante mais cedo e tome um leite ou coma algo mais leve depois, junto com os adultos.
3. No inverno, aqueça os pés e as mãos
Um cientista suíço descobriu que, ao aquecer as extremidades do corpo, os vasos sanguíneos se dilatam, o que indica para o corpo que está na hora de dormir. O truque então é: meias e luvas, para que pés e mãos tenham a temperatura levemente superior à temperatura do ambiente.